ABERTURA DO SELO UNICEF VERSÃO 2017-2020

SERRINHA DOS PINTOS-RN, RUMO AO SELO UNICEF 2017-2020 / GARANTINDO OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
O Selo UNICEF é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.
A adesão em busca do SELO UNICEF 2017-2020, foi feita pela Prefeita Rosânia Teixeira em março de 2017, onde a mesma assume o compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, voltados para promover, garantir e realizar os direitos de crianças e adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da criança e do Adolescente (ECA).
Para o apoio e alcance dessa certificação, o UNICEF realiza capacitações junto aos municípios. No corrente ano foram realizadas duas capacitações nos dias 28 de novembro e no último dia 12 de dezembro em Natal, onde o município de Serrinha dos Pintos, esteve presente com a participação do Articulador do Selo no âmbito do município, o Coordenador de Turismo e Cultura Romerito Gomes, a Presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) Ecivânia Moura e a Mobilizadora do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) Iandara Tawane, ocasião na qual os representantes do município adiquiriram o conhecimento da Metodologia do Selo UNICEF 2017-2020.
Seguindo a metodologia recomendada pelo UNICEF, o Articulador Municipal Romerito Gomes, realizou na sexta-feira 22 de dezembro às hs.10:00, na Prefeitura Municipal de Serrinha dos Pintos uma reunião como o objetivo de transmitir a metodologia que será adotada pelo Selo Unicef, datas, atividades, ações, fóruns. Na ocasião foram apresentados os resultados obtidos pelo município na edição do selo unicef 2013-2016, onde os resultados foram analisados e comentados entre os presentes em busca de melhorarmos nessa nova jornada que o município de Serrinha dos Pintos, enfrentará durante os anos de 2017 a 2020.
De caráter ampliado, a reunião teve um segundo objetivo, que além de passar a nova metodologia que guiará a cidade de Serrinha dos Pintos rumo ao Selo Unicef, foi criado no município a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência.
Romerito Gomes, Articulador municipal, explicou quais solicitações serão feitas aos municípios participantes, e quais as inovações desta Edição. Com 1900 cidades inscritas em todo Brasil, o Fundo das Nações Unidas para a Infância considerou uma grande conquista para defesa dos direitos das crianças no país. Destacou também que a garantia de direitos deste segmento se dá a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, e se materializa nos serviços oferecidos principalmente pelas políticas de Saúde, Educação, Assistência Social e Esporte, que devem ser constantemente fortalecidas. Outros pontos mencionados foram a importância de mostrar os resultados das políticas públicas a fim de promover a gestão, e que seus gestores devem trabalhar de maneira coordenada, com foco nestes resultados, além de garantir a participação política dos adolescentes e da Sociedade Civil como um todo.
A fim de preparar o município, deve-se garantir a qualidade das ações, a participação social e a articulação Intersetorial, através da criação da Comissão já citada, na escolha do Mobilizador de Jovens, na implementação do Núcleo de Cidadania de Crianças e Adolescentes – NUCA e na divulgação da metodologia do Selo.
Durante a reunião foi bastante frisado os 11 indicadores que avaliam a qualidade das ações e os impactos sociais, e os 17 resultados sistêmicos que devem ser implementados.
A Reunião buscou englobar representantes da sociedade civil, porém mesmo diante de convite não compareceram.
Na Reunião Esteve presentes:
Rosânia Teixeira – Prefeita do Município
Luana Oliveira – Secretária de Turismo e Cultura
Fátima Pereira – Secretária de Educação
Edson Carlos – Secretário de Assistência Social
Romerito Gomes – Articulador do Selo Unicef 2017-2020
Gilmar Morais – Secretário de Finanças
Danielli – Assistente Social e representante da Sec. De Saúde
Ecivânia Moura – Presidente do CMDCA
Luana Oliveira – Vereadora
Seles Regina – Diretora da Escola Municipal Leís Gomes de Oliveira
Leia Varela – Representante da Saúde
Junior Mendes e Lia Moura – Representantes dos Adolescentes
Aurivan Moraes – Telecentro
Raimundo Nonato – Representante do Esporte
Lucélia Oliveira – Representante da Agricultura e da Igreja Adventista do 7º dia.
Nilzinha- Chefe de Gabinete
Nazareno Câmara – Comunicação do Município
Marylia Paula – Fisioterapeuta
Leidiane, Tayane e Nathalia– Representantes do CRAS
Susicleide, Perpetua, Velusia – Representantes da Educação
Thalita Queiroz – Programa Criança Feliz
Na reunião foi firmado um compromisso entre todos os presentes, em trabalharem em equipe e com cooperação em busca de um único propósito, : TRABALHAR EM BUSCA DE GARANTIR OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.