Aos que trabalham por melhorias na Educação de Serrinha dos Pintos.

Aos que trabalham por melhorias na Educação de Serrinha dos Pintos,

Estamos chegando à reta final de mais um ano de muito trabalho, realizações e anseios. Aproveitamos para mencionar algumas conquistas e desafios importantes que nos deram força para continuar na caminhada em busca de melhorias na Educação de Serrinha dos Pintos.

No ano de 2019 tivemos uma grande vitória, a nova sede da Escola Municipal Leís Gomes de Oliveira, uma luta trilhada por anos pela Prefeita Rosânia Teixeira, que nos proporcionou a alegria de possuir um ambiente escolar com a estrutura moderna que merecemos. Digna de acolher todos os alunos, professores, pais e funcionários.

Ao longo do ano também desenvolvemos excelentes projetos, palestras, formações e passeios educativos; ressaltamos as premiações oriundas da Olimpíada Serrana, e a felicidade da boa colocação na Olimpíada Brasileira de Astronomia. O aluno Felipe Queiroz conquistou o primeiro lugar da OBA na Escola Municipal Leis Gomes de Oliveira, viajando ao Rio de Janeiro em busca do Ouro e chegou a ser campeão. Lembramos que a secretaria de Educação, através da prefeitura, deu todo suporte necessário ao aluno e ao professor, mais uma forma de incentivo e zelo pela Educação do município.

Um belíssimo trabalho foi feito na Escola Leís Gomes, Escola Passinhos da Aprendizagem, Escola Egídio Fernandes e Cristalino Vaz; a Feira Cultural Nossa Terra, Nossa História teve inúmeros participantes e trouxe felicidade aos alunos e comunidade, proporcionando aprendizagem e desenvolvimento a toda comunidade escolar. Exaltamos o projeto de leitura, desenvolvido em todas as escolas, e a criação da biblioteca e brinquedoteca, ações que vêem trazendo belos resultados.

A escola Leis Gomes de Oliveira, inclusive, trabalhou três meses de 2019 com o Mais Educação, oportunizando reforço escolar, teatro, leitura e atividades esportivas; além de desenvolvermos, durante o ano, atividades diferenciadas envolvendo o Programa Saúde na Escola e Busca ativa Escolar. Todos os projetos tiveram o apoio da equipe intersetorial em regime de colaboração pela qualidade no ensino. Para nossa maior alegria temos a cada ano um número expressivo de alunos aprovados no IFRN  prova que estamos  no caminho certo.

A equipe gestora sempre esteve presente nas reuniões da secretaria, tentando cumprir o plano de ação aprovado na jornada Pedagógica 2019, nas atividades do Selo UNICEF e também no regime de colaboração da BNCC e formulação do novo currículo. O município está com quatro coordenadores formadores orientando professores da rede Estadual e Municipal. Almejamos, no momento, seguir o plano de ação e organizar os PPPs baseados no DCRN. A Jornada Pedagógica já está planejada para adquirirmos novos conhecimentos e aplicarmos em sala de aula.

De mãos dadas, faremos o nosso dever, cumprindo às nossas tarefas em dia, valorizando o aluno, trabalhando as diferenças e sabendo nos avaliar. Estamos em um momento de indefinições no nosso País e valorizar o nosso trabalho significa zelar pelo nosso emprego. A nossa responsabilidade é grande diante dos nossos alunos.

Citamos neste momento a importância de lutar por um FUNDEB permanente e o desejo de continuar exercendo o nosso trabalho com amor, paz e sabedoria para vencermos os desafios que nos esperam. Que possamos, acima de tudo, concretizar em 2020 o que não alcançamos em 2019.

Parabéns a todos pelos avanços; aos diretores, professores, coordenadores, ASGs, Secretários Escolares, Técnicos da Secretaria, que lutam incansavelmente pelo bom andamento dos trabalhos escolares, e ao apoio oferecido pela gestão de Rosânia. Que o ano vindouro seja de muita luz e paz para vencermos todas as barreiras.

Maria de Fátima Fernandes Pereira

Secretária Municipal de Educação