Prefeitura Municipal de Serrinha dos Pintos

Notícias

 Últimas Notícias

JORNADA PEDAGÓGICA 2018 – PRIMEIRO DIA 19/02

JORNADA PEDAGÓGICA 2018

Hoje 19 de fevereiro de 2018, teve início o primeiro dia da jornada pedagógica 2018 de Serrinha dos Pintos-RN. O evento organizado pela Secretaria de Educação, contou com a participação da Secretária de Educação Fátima Pereira, secretários do município, diretores das escolas municipais, professores, coordenadores, auxiliares de serviços gerais, equipe da secretária de educação, representantes do Sindicatos de Agricultores, telecentro, universitários, articulador do Selo Unicef (2017-2020) e representantes das escolas estaduais.

O Evento teve início às 08hs da manhã, conduzido pela Oradora Danielli Fernanda de Queiroz, que fez os agradecimentos a todos os presentes, e convidou algumas autoridades para compor a mesa:
• Maria de Fátima Fernandes Pereira (Secretária de Educação do Município);
• Seles Cardoso (Diretora da Escola Municipal Leís Gomes de Oliveira);
• Eci Fernandes (Diretora das Escolas Municipal Egídio Fernandes do Sítio Lajes e Escola Municipal Cristalino Vaz do Sítio Ribeiro);
• Herbênia Zeine (Diretora do CMEI – Centro Municipal de Educação Infantil Passinhos da Aprendizagem);
• Velusia Lemos (Representando a Prefeita Rôsania Teixeira, Prefeita do Municipal.
Após a Composição da Mesa, a Secretária de Educação, convidou todos os presentes para entoarem o Hino Nacional Brasileiro em sinônimo de amor, respeito e patriotismo. Em seguida o Cordelista e Professor local José Anacleto da Silva Filho, juntamente com a Professora Albana recitaram os seguintes cordéis: Jornada Pedagógica 2018 e Vida de professor, relatando as atividades, competências e papel do professor na sociedade.
Dando continuidade à programação a Secretária Fátima Pereira fez uma breve reflexão sobre o diálogo, compreensão, autoavaliação em busca de caminhos para melhor ensinar e transmitir conhecimentos aos alunos.
Às 09hs, deu-se início a Palestra de Wendell Miranda (Pedagogo, Especialista em Liderança e Gestão de Pessoas – Master Coach Integral Sistêmico), na qual abordou em sua palestra a seguinte temática: O PROFESSOR DO SÉCULO XXI – Planejamento X Avaliação: Repensando os mecanismos docentes e discentes.
Durante a palestra foram abordados temáticas como: Encorajamento, visão de futuro, missão e papel do professor, visão do professor para a construção do futuro, incentivo a ampliação do olhar do professor diante da realidade a qual vivemos, frisou que o comportamento do professor interfere na vida do aluno, a importância da inclusão da família na escola, tratou da questão da habilidade e competência na vida pessoal e no trabalho, abordou também a temática tomada de decisões e responsabilidade.
Um dos pontos chaves da palestra foi: A INSTIGAÇÃO EM ANALIZAR, QUANTO O PRESENTE, O PASSADO E O FUTURO INTERFERE NO COMPORTAMENTO DIÁRIO DO SER HUMANO, e orientou que:
• PASSADO – Serve como aprendizado;
• FUTURO – Serve para ser projetado;
• PRESENTE – Serve para viver, e orientou a desprendermos do passado e pensar mais no presente.
Na segunda parte da palestra foram desenvolvidas algumas oficinas, em busca da reflexão sobre o que foi transmitido durante a palestra.
• Oficina 1: como me vejo em dezembro de 2018 no meu ambiente de trabalho.
• Oficina 2: O que preciso mudar enquanto profissional?
• Oficina 3: Conversa sobre o que aprendi com a palestra?
Ao termino da palestra alguns presentes compartilharam experiências, conhecimentos e anseios a serem buscados durante todo o ano de 2018.
Por fim foram feitos alguns agradecimentos e apresentados o cronograma das atividades que serão desenvolvidas no dia seguinte (20 de fevereiro de 2018).