Prefeitura Municipal de Serrinha dos Pintos

O Município

 

SERRINHA DOS PINTOS DADOS GERAIS

População estimada 2016:
4.819 

Área territorial (km²):
122,375

Gentílico
serriense dos pintos

Prefeito(a) 2017/2020:
ROSÂNIA MARIA TEIXEIRA FERREIRA 

História do Município

A comunidade de Serrinha dos Pintos está situada na zona Serrana do Alto Oeste Potiguar do estado do Rio Grande do Norte, localizada a 06 km da cidade de Martins e a 390 km da cidade de Natal. Segundo os moradores mais antigos, tem como descobridor e desbravador de suas terras o tenente Coronel Agostinho Pinto de Queiroz.

Povoado:
1942-1985
Distrito:
1985-1993
Município:
1993 aos dias atuais

O escritor Raimundo Nonato, em seu livro “Jocelin-Vilar” nos informa que o tenente Coronel Agostinho Pinto de Queiroz era capitão de Milícias de Martins e as terras de Serrinha constituíam em seu pouso, daí surgiu o que hoje constitui a cidade de Serrinha dos Pintos.
Os mais antigos moradores contam que a comunidade recebeu este nome devido ser uma serra pequena, chamou-se de “Serrinha” mais a junção do sobrenome “Pinto” do coronel supracitado que resultou na atual denominação: SERRINHA DOS PINTOS.

O povoado só veio surgir a partir da construção da capela Nossa Senhora da Salete, no ano de 1942. Em terreno doado pelos proprietários: Raul Galdino e Maria Pereira, tendo a frente da construção Pe.Walentim Güinter e João Xavier de Queiroz que mais tarde se tornou o primeiro tesoureiro da capela. Toda comunidade participou trabalhando voluntariamente na fabricação de tijolos e no transporte manual da madeira retirada das matas. A benção da pedra fundamental foi realizada através de missa solene que aconteceu no ano de 1941, sendo esta a primeira missa da futura capela. O atual sino foi comprado na cidade de Juazeiro-CE, por Pe. Walentim Güinter e João Xavier, sendo tocado pela primeira vez no sepultamento do senhor João Sabiá que por coincidência realizou o transporte do sino da cidade de Juazeiro-CE até Serrinha dos Pintos.
Após a construção da capela, logo nos primeiros anos, as festas da padroeira aconteciam da seguinte maneira: eram montadas duas barracas: uma azul e uma vermelha, que disputavam na venda de seus produtos para arrecadação de dinheiro para a igreja. As celebrações eram realizadas nas casas e tudo terminava cedo, devido a energia ser gerada por um motor a óleo que se restringia a iluminar algumas poucas casas. Os primeiros prédios públicos a surgirem foram: o açougue público em 1950, construído em terreno pertencente à capela e a Escola Estadual de Serrinha dos Pintos em 1952, cujo terreno foi adquirido por compra ao Senhor Luiz Freire.

Em 1985, Serrinha recebeu o título de Distrito Administrativo da cidade de Martins na administração do Senhor Prefeito Manoel Barreto de Medeiros, com a elaboração do projeto feito pelos deputados: José Patrício de Figueredo Júnior e Mônica Dantas.

A partir do projeto de criação Nº 341/920 do Deputado Estadual José Patrício Figueiredo Júnior, o Distrito Administrativo de Serrinha dos Pintos passa a categoria de Município, com a publicação da Lei Estadual Nº 6.492 de 30 de outubro de 1993, sancionada pelo entao governador do Estado José Agripino Maia.