Prefeitura Municipal de Serrinha dos Pintos

Notícias

 Últimas Notícias
  • NOVO MAIS EDUCAÇÃO – 2018 A Prefeitura Serrinha dos Pintos através da Secretaria de Educação da início ao Novo Mais Educação. Nesta quinta feira 13/09, iniciou o Programa Novo Mais Educação no município de Serrinha...
  • SETEMBRO AMARELO A Prefeitura de Serrinha dos Pintos através da Secretaria de Saúde Inicia a Campanha Setembro Amarelo mês de Prevenção ao Suicídio. Programação: Segunda- Feira: 24/09 Palestra de Prevenção ao Suicídio...
  • SERRINHA DOS PINTOS REALIZA MAIS UM SETE DE SETEMBRO HISTÓRICO Em um ato de amor à Pátria, a Prefeitura Municipal de Serrinha dos Pintos, através da Secretaria de Educação, realizou no dia 7 de setembro, a tradicional celebração em comemoração...
  • CONVITE – DESFILE CÍVICO ...
  • IDEB COMPROVA : EDUCAÇÃO DE SERRINHA DOS PINTOS AVANÇA   O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDED) comprova: o ensino de Serrinha dos Pintos continua avançando. O resultado referente ao ano de 2017 foi divulgado pelo Ministério da...

QUINTO DIA DE ATIVIDADES D SEMANA DO BEBÊ 2018 – SÍTIO LAJES – ESCOLA MUNICIPAL EGÍDIO FERNANDES – CRAS

5º DIA DE ATIVIDADES DA V SEMANA DO BEBÊ DE SERRINHA DOS PINTOS-RN.

A V Semana do Bebê de Serrinha dos Pintos, vem trabalhando pautada na temática por uma infância segura, levando informações e os meios de trabalhar essa temática, para as crianças, pais, gestantes, profissionais da educação etc. A equipe organizadora, dessa edição da semana do bebê, vem trabalhando com a metodologia de ir ao encontro do seu público alvo, através de visitas em Centros Municipais de Educação Infantil, Escolas e no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Seguindo sua programação e metodologia, o 5º dia de atividades da Semana do Bebê, foi realizado no dia 11 de maio de 2018 (sexta-feira). Dividida em dois períodos: manhã na Escola Municipal Egídio Fernandes, localizada na zona rural de Serrinha dos Pintos (Sítio Ribeiro) e a tarde na zona urbana (CRAS).

As atividades na zona rural tiveram início às 08h, onde foi organizada Uma Roda de Conversa com Alessandro Rodrigues (odontólogo) orientando os pais sobre a importância da escovação dentária, a forma correta de realizar a escovação, questões relacionadas ao uso da chupeta, a importância de tratar e conservar a dentição de leite entre outras questões referentes ao assunto. O Enfermeiro José Jales tratou dos cuidados e prevenções de acidentes na infância e como proceder no atendimento pré-hospitalar em casos de acidentes, orientou os pais de alunos e educadores como realizar os primeiros socorros na infância. Danielli Fernanda (Assistente Social) e Fátima Pereira (Secretaria de Educação) abordou na roda de conversa os Limites na Escola: O papel do aluno, dos pais e do educador, onde orientou os professores a restringir o acesso de crianças na cozinha e aconselhou os pais a dialogar com seus filhos sobre os comportamentos que não são permitidos nas escolas, em busca de evitar futuros acidentes no âmbito escolar. Durante a roda de conversa estiveram presentes a Diretora das Escolas Rurais, Eci Fernandes, professores e funcionários da referida escola e moradores locais.

 Paralelo as atividadse mencionadas anteriormente, uma outra equipe composta por Catiane Francelino (Auxiliar de Saúde Bucal), Nayana Leão (Terapeuta Ocupacional), Neila Alves e Marylia Paula (Fisioterapeutas), Kryslany Days (Coordenadora de Educação Infantil), Jaedna Oliveira e Larissa Rafaela (Técnicas de Enfermagem), desenvolveram atividades na forma de oficinas lúdicas para os alunos da Educação infantil e Ensino fundamental 1º a 4º ano. Nessas oficinas foram confeccionados brinquedos do tipo garrafa sensorial, que estimula a cognição e os sentidos das crianças, oficinas de consciência corporal, coordenação e equilíbrio ambas desenvolvidas com estratégia grupal com objetivo de fortalecimento do vínculo entre as crianças e aperfeiçoamento e desenvolvimento dos padrões motores associados ao “brincar terapêutico”.

Foram realizadas também, atividades de saúde bucal, cuidados com a higiene bucal, prevenção com a evidenciação de placas bacterianas, escovação supervisionada e aplicação de flúor.

E para finalizar as atividades do período da manhã e garantir a animação e diversão da criançada, foi realizado o teatro de fantoches sobre a importância da escovação e os malefícios causados a saúde bucal pela falta de escovação ou pela escovação inadequada, pintura em papel, onde cada criança foi presenteada com um kit de caderno de desenho e coleção onde os mesmos pintavam atentamente cada desenho.

Durante a tarde, no horário das 16hs, foi realizado no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), uma Roda de Conversa com as Enfermeiras da Estratégia de Saúde da Família Léia Varela e Nathana e com a Assistente Social do CRAS, Aline Mariele, na qual se reuniram com mulheres, gestantes, mães de crianças menores de 5 anos e nutrizes, onde conversaram e debateram sobre a importância do pré-natal, amamentação, vacinação e os direitos das gestantes.