REUNIÃO DA COMISSÃO INTERSETORIAL PRÓ-SELO UNICEF 2017-2020

COMISSÃO INTERSETORIAL PRÓ-SELO UNICEF EDIÇÃO 2017-2020, APRESENTA O PLANO DE AÇÃO PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

A Comissão Intersetorial Pró-Selo Unicef ed. 2017-2020, reuniu-se na manhã desta segunda-feira (10 de dezembro de 2018), no Centro Administrativo Renato Estevão de Freitas, para apresentar o Plano de Ação Pelos Direitos das Crianças e Adolescentes de Serrinha dos Pintos e também para apresentar as ações que estão sendo realizada em nosso município na busca da redução da evasão escolar.

Ao iniciar a reunião, o Articulador Municipal do Selo Unicef ed. 2017-2020 Romerito Gomes de Oliveira, fez a entrega do Plano de Ação a cada participante e frisou o quão importante é, o trabalho em equipe, a união de todas as secretarias do município e salientou que para se alcançar o tão sonhado Selo Unicef é necessário a intersetorialidade, ou seja, o envolvimento de todos os setores do município.

Em Seguida foi apresentado o Plano de Ação, na qual aborda 11 Indicadores de Impactos prioritários, situação na qual se encontra o município, resultados esperados até 2020, ações a serem desenvolvidas pelo município, prazos para desempenhar essas ações e seus respectivos responsáveis.

Os11 Indicadores de Impactos prioritários são eles:

1. % de crianças de até 1 ano de idade com registro civil, do total de nascidos vivos;
  2. Taxa de abandono no Ensino Fundamental;
  3. % de crianças beneficiados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) que estão na escola;
  4. % de crianças menores de 5 anos com peso alto para a idade;
  5. % de nascidos vivos de mulheres com idade entre 10 a 14 anos;
  6. % de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado;
  7. % de óbitos de mulheres em idade fértil (MIF) investigados;
  8. Distorção idade-série nos    anos finais (6° ao 9° ano) do ensino fundamental;
  9. % de óbitos infantis investigados;
  10. Taxa de mortalidade entre crianças e adolescentes de 10 a 19 anos por causas externas;
  11. % de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no Tribunal Regional Eleitoral.

Durante a apresentação foram explanadas e apresentados questionamentos e atividades paralelas que poderão contribuir para a redução de tais impactos.

Encerrando as apresentações, a Senhora Secretária de Educação Fátima Pereira, apresentou as atividades que estão sendo realizadas no município de Serrinha dos Pintos pela Comissão Intersetorial do Busca Ativa Escolar, que ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro vem realizando visitas domiciliares nas residências dos alunos evadidos, onde através de conversas com os mesmos e com seus familiares, busca-se o retorno desses estudantes à escola. Apresentou também questionários que foram aplicados, e informou que todos os dados coletados são inseridos na Plataforma do Busca Ativa Escolar. A Secretária ressaltou a importância do trabalho em conjunto e o empenho de todos os cidadãos na busca de reverter essa problemática existente em no município.

Na reunião estiveram presentes:

Secretários:

Educação: Marai de Fátima Fernandes Pereira