REUNIÃO INTERMEDIÁRIA DE ACOMPANHAMENTO DO SELO UNICEF ED. 2017-2020

REUNIÃO INTERMEDIÁRIA DE ACOMPANHAMENTO DO SELO UNICEF ED. 2017-2020 DO MUNICÍPIO DE SERRINHA DOS PINTOS-RN

 

Na manhã desta sexta-feira 12 de julho de 2019, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente em parceria com a Comissão Intersetorial Pró-Selo Unicef, realizaram no auditório do Centro Administrativo Renato Estevão de Freitas, no horário das 09h às 13h a Reunião Intermediária de Acompanhamento das Ações do Selo Unicef no município.

A reunião teve como objetivos: Analisar a evolução dos indicadores em relação ao panorama inicial (Linha de Base) e informações sobre a implementação das ações e iniciativas previstas no Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, a partir do Relatório de Meio-Período; Analisar as escolhas que vêm dando certo no município e também as que podem ser aperfeiçoadas, refletindo-se sobre os motivos dos sucessos e desafios de cada iniciativa realizada e analisar se o que foi proposto está de fato sendo realizado e fazer ajustes e adequações no Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes em Serrinha dos Pintos-RN, plano este, elaborado em 2018 após a realização do I Fórum Comunitário.

Estiveram presentes a Gestora Municipal Rosânia Teixeira, a Secretária Municipal de Educação Fátima Pereira, a Secretária Municipal de Saúde Diana Maria, o Secretário Municipal de Turismo e Cultura e também Articulador Municipal do Selo Unicef Romerito Gomes, a Coordenadora do CRAS e Presidente do CMDCA Ecivânia Moura, a Mobilizadora de Adolescentes e Monitora do CRAS Iandara Tawane, o Vereador Irmão Heider,  representantes da Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, CRAS, Programa Criança Feliz, adolescentes do NUCA, equipes de saúde, professores, diretores da rede municipal de ensino, representantes do Centro Municipal de Educação Infantil Passinhos da Aprendizagem, merendeiras, monitores do Novo Mais Educação e do CRAS, pré-candidatos ao Conselho Tutelar, representantes de entidades religiosas e funcionários do Centro Administrativo.

As atividades tiveram início com a apresentação dos indicadores, linha de base, resultados sistêmicos e relatório dos indicadores de meio-período, na qual foi apresentado pelo Articulador municipal Romerito Gomes. Na ocasião o mesmo falou da importância de se trabalhar de forma intersetorial e em equipe, na busca de formar no município uma rede de pessoas interessadas em buscar e garantia que os direitos de crianças e adolescentes sejam respeitados.

Em Seguida a Secretária Municipal de Educação Fátima Pereira, apresentou as ações que já foram desenvolvidas pela equipe de educação do município e as atividades realizadas de forma intersetorial. Frisou as campanhas do Fora da Escola não pode, busca ativa escolar, ações que visam diminuir a distorção idade-série, projeto de correção de fluxos, obesidade infantil através projetos de alimentação saudável, formação continuada para merendeiras anualmente, palestras sobre sexualidade e gravidez na adolescência, oficinas sobre “A luta contra o racismo”,avaliação do ensino infantil e curso portas abertas para a inclusão.

A Coordenadora do CRAS Ecivânia Moura, representou o Secretário de Assistência Social Edson Carlos, que na ocasião estava em uma capacitação. A mesma abordou as ações desenvolvidas pela secretaria, e as que serão desenvolvidas até 2020. Relatou sobre o trabalho com crianças e adolescentes com necessidades especiais dentro do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com o intuito de oportunizar a socialização dessa clientela, mencionou a atualização que vem sendo feita do  grupo gestor do BPC na escola e as visitas domiciliares feitas pela equipe técnica do CRAS junto à   famílias com crianças e adolescentes beneficiárias do Programa BPC, buscando identificar a situação destas. Mencionou a realização das campanhas 18 de maio e setembro amarelo que a cada ano vem garantindo uma grande participação da população. Por fim apresentou todas as ações que foram desenvolvidas pela equipe da Assistência Social na busca do Selo Unicef.

Em seguida a Prefeita Rosânia Teixeira, abordou e orientou todos os presentes sobre a importância da conquista do Selo Unicef, e a importância de cada cidadão serrinhense na busca dessa certificação. Ao fim destacou e apresentou os indicadores que se encontram em vermelho e pediu a colaboração de cada na busca de minimizar esses indicadores negativos.

A secretaria de Saúde, foi representada pela Assistente Social Danielli Fernanda, que já vem trabalhando há alguns anos no município na busca do tão almejado Selo. A Assistente Social relatou a importância do Registro Civil de  Nascimento e apresentou as ações que são desenvolvidas durante o pré-natal e encontros de gestantes na busca de garantir que todas as crianças tenham o registro civil. A equipe de saúde vem monitorando a partir da visita puerperal a existência do registro civil de nascimento, identificando dificuldades na obtenção deste e oferecendo suporte necessário para realizar o referido documento; Expôs algumas ações que buscam intensificar a promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil, através do PSE (Programa Saúde na Escola); mencionou que sobre a implementação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Por fim abordou todos os indicadores e as ações que vem sendo realizadas por toda equipe de saúde e apresentou algumas ações a serem implementadas no Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes e possíveis alterações.

Finalizando a reunião a Mobilizadora de Adolescentes Iandara Tawane, abordou os 08 desafios propostos pelo Unicef, quais os meios para realiza-los e através de imagens apresentou todas as atividades desenvolvidas pelos adolescentes que participam do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes. E na ocasião pediu o apoio da Câmara dos vereadores local, para a elaboração de um projeto de Lei “Cidadão Presente”, que institua no município uma semana voltada para a realização do Cadastro Eleitoral.

Ao término da reunião, a Equipe Intersetorial Pró-selo Unicef, realizou uma revisão do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, mais ainda serão feitas algumas alterações, na busca de melhor o trabalhar nas ações em prol dos Direitos das Crianças e Adolescentes no município de Serrinha dos Pintos.