SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE – NOVEMBRO AZUL

A Secretaria Municipal de Saúde de Serrinha dos Pintos representada pelo secretário: Francisco das Chagas Teixeira, realizou na última sexta-feira (18/11/16) no Salão Paroquial, mais um belo evento em saúde pública voltado para a campanha do “novembro azul”, mês emblemático na saúde integral do homem. Com o evento buscou-se a promoção da saúde e prevenção dos agravos que acometem o público masculino, reduzindo os principais riscos e melhorando a sua qualidade de vida através de uma melhor conscientização sobre a prevenção de doenças. Foi trabalhada a temática “doenças sexualmente transmissíveis” que estão presentes em nosso meio, mas muitas vezes são deixadas de lado e não recebem a devida atenção pelos portadores. Desse modo, foram enfocadas doenças, como: a sífilis, candidíase, HIV/AIDS, cancro mole, donovanose, condiloma acuminado, tricomoníase, hepatite B, HPV, gonorreia e clamídia, bem como, as principais formas de prevenção das mesmas, tendo a camisinha como o preservativo mais eficiente para prevenir a maiorias das DST’s. Na oportunidade, foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C e solicitação de exames de PSA, para aqueles pacientes com maior idade e os que nunca realizaram o exame. A equipe de organização contou com os técnicos em enfermagem, Jaedna Maria, Priscila Rodrigues, Antônio Marcos, Larissa Rafaella, a Terapêutica Ocupacional Nayane Leão, os enfermeiros José Jales e Yolanda Coriolano e a Fonoaudióloga Najara Batalha e o responsável pela digitação e serviço de som Willian e os agentes de saúde. O evento contou com um número bastante significativo de homens que participaram das atividades e ações ofertadas e foi encerrado com um delicioso lanche servido a todos os presentes.