VI SEMANA DO BEBÊ 2019 – 2ª Dia de Atividades

VI SEMANA DO BEBÊ DE SERRINHA DOS PINTOS-RN

Tema: Alimente uma Infância Consciente: Previna a Obesidade Infantil.

SEGUNDO DIA DE ATIVIDADE (07/05/2019)

O Segundo dia de atividade da VI Semana do Bebê de Serrinha dos Pintos-RN, ocorreu no dia 07 de maio de 2019, em dois turnos: às 08h, na Escola Municipal Cristalino Vaz, no sítio Ribeiro Zona Rural do Município e às 14h no CRAS na zona urbana.

No período da manhã, a programação contou com desfile de fantasias com alunos da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, atividades recreativas, dentista da alegria com escovação, aplicação de flúor e avaliação bucal atividade desenvolvida pela Odontóloga Érica Pereira e a Auxiliar de saúde bucal Maria Elizabete.

Ocorreu também, uma roda de conversa com pais e professores sobre a promoção da alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil e uso adequado dos recursos tecnológicos na primeira infância conduzida pelas profissionais Danielli Fernanda Assistente Social e a Nutricionista Camila Cinabely.

Quanto ao uso adequado dos recursos tecnológicos na Primeira Infância, a profissional Danielli Fernanda conversou com os pais e professores alertando os mesmos, quanto a necessidade de acompanhamento devido das crianças na utilização desses recursos tecnológicos: tablets, videogames, computadores e especialmente celulares , alertando que o uso excessivo destes acarreta uma série de problemas, tais como: isolamento do convívio social, dependência,  baixo rendimento escolar, falta de apetite, insônia, problemas de visão, depressão, agressividade entre outros.  Reforçou ainda a importância das crianças aproveitarem a infância, o contato com a natureza em brincadeiras ao ar livre, o convívio com a família e amigos.

A Nutricionista reforçou junto aos pais dos escolares que a Escola dispõe de um cardápio alimentar acompanhado pela mesma e embora a escola não proíba, não há necessidade dos pais encaminharem outra merenda para os filhos e quando considerarem necessário, diante de alguma restrição alimentar, que prezem por alimentos saudáveis.  Esclareceu que a alimentação tem um papel fundamental na nossa condição de saúde, tendo em vista que, a ausência de uma alimentação adequada, bem como a ingestão de alimentos industrializados, ricos em gorduras, açucares, corantes e sal, acarretam vários problemas de saúde, como: Obesidade, diabetes, hipertensão, anemia, desnutrição entre outros.

A parte recreativa se deu com a inauguração da Brinquedoteca, projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Educação Maria de Fátima Fernandes Pereira, que consegui a partir da colaboração de profissionais e amigos do município a doação de brinquedos e jogos educativos, concretizando esse projeto.

No período da tarde, o encontro foi direcionado as famílias beneficiárias do Programa Criança Feliz, com abordagem da temática Promoção da Segurança alimentar e Nutricional, colaborando com o tema da VI Semana do Bebê. A atividade foi conduzida pela Nutricionista Camila Cinabelly e articulada pelas equipes CRAS e do Programa Criança Feliz.

Na roda de conversa a nutricionista trabalhou a importância da alimentação adequada, principalmente na primeira infância, onde diante do que lhe é oferecido a criança vai moldando seu paladar e desenvolvendo seu gosto por determinados alimentos. Reforçou à importância da amamentação como forma de garantir que a criança se desenvolva de forma mais saudável.  Ressaltou e orientou que a alimentação da gestante teria que ser a mais natural possível, evitando o consumo de café, refrigerantes e alimentos industrializados, que causam prejuízos quanto ao nascimento da criança devido cólicas. Abordou a importância da amamentação exclusiva até os 6 meses sem uso de água, chás ou outros líquidos e introdução alimentar a partir dos 6 meses com frutas e papinhas e sucos a partir de um ano de idade.