SEMANA DO BEBÊ -2018- SEGUNDO DIA – SAÚDE BOCAL

Segundo Dia de Atividades da V Semana do Bebê 2018 de Serrinha dos Pintos-RN.
Alimentação Saudável e Saúde Bucal.
Na manhã desta terça-feira dia 08 de maio de 2018 às 08h da manhã os alunos e pais de alunos do Centro Municipal de Educação Infantil, receberam as visitas do Odontólogo Alessandro Rodrigues, da Auxiliar em Saúde Bucal Catiana Francelino, da Nutricionista Camila Cinabelly e de Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem da Unidade Mista de Saúde Terezinha Maria de Jesus.
 O odontólogo e a nutricionista trabalharam com os pais de alunos, questões referentes a alimentação saudável e sua influência em todo no nosso corpo, os alimentos que influenciam para uma boa saúde bucal e aqueles que causam consequências indesejáveis na saúde bucal. Frisaram a questão dos açúcares e gorduras consumidos em excesso que podem causar desde cáries dentárias a alterações intestinais, orientando-os então, que o correto é evitar o consumo desses alimentos.
O odontólogo relatou que sempre que as crianças consumirem alimentos é de fundamental importância fazerem uma boa higienização e escovação na boca para evitar futuros danos, relatou também os cuidados com a dentição de leite, orientou o cuidado com o uso da chupeta que não é aconselhável para crianças com mais de dois anos, que através do uso em excesso e por um longo período de tempo pode causar o mal posicionamento dos dentes, como fazer a higienização da boca da criança antes do nascimento da dentição de leite, a importância de manter os dentes de leite por um maior período, orientação sobre o hábito das crianças de chuparem os dedos e os malefícios desse hábito para a formação da dentição.
 Durante a conversa com os pais a Equipe orientou o consumo de frutas e sua importância para a saúde bucal, pois estes estão no grupo dos alimentos que são ótimos para saúde bucal, principalmente a maçã e a pera, que no ato de comer eles penetram até a raiz dos dentes fazendo uma limpeza total. Por fim a nutricionista afirmou que uma alimentação saudável é a base para hábitos de vida saudáveis.
Paralelo a essa palestra a Auxiliar em Saúde bucal, fez a escovação em alunos, demonstrando a maneira correta e quais os procedimentos para uma escovação eficaz e sem comprometer a saúde bucal.
A V Semana do Bebê de Serrinha dos Pintos, segue sua programação buscando o maior envolvimento possível de crianças, gestantes, nutrizes e profissionais que trabalham diretamente com o público da primeira infância, trabalhando nesse ano com a população da zona urbana e rural.
A Comissão Intersetorial dos Direitos da Criança e do Adolescente, convida a todos para participarem da programação feita por profissionais da saúde, educação, turismo, assistência social e agradece a presença de todos os pais, que participaram desse momento de aprendizagem.