SERRINHA DOS PINTOS NA BUSCA ATIVA ESCOLAR

Busca Ativa Escolar aproxima Serrinha dos Pintos do Selo UNICEF

A Busca Ativa Escolar, desenvolvida no âmbito da iniciativa Fora da Escola Não Pode, foi criada com o intuito de colaborar com um engajamento coletivo para enfrentar, a partir do uso de uma ferramenta tecnológica de apoio aos municípios, a exclusão escolar.

A adesão do município de Serrinha dos Pintos à Busca Ativa Escolar é um importante passo para garantir a universalização do acesso à educação básica, considerada uma das principais metas do Plano Nacional de Educação. Para a implantação da Busca Ativa Escolar serão necessárias algumas ações de mobilização e a formação de atores estratégicos, de gestores municipais até agentes comunitários, que desenvolverão ações nas ruas e residências do município.

Para a secretária de Educação, Fátima Pereira, são essas ações mobilizadoras e formativas que permitirão constituir uma rede coesa e integrada de agentes implicados na garantia do direito de aprender de cada criança e adolescente do seu município. A primeira dessas ações, ainda para Fátima, é o “Encontro de Mobilização Intersetorial”, que reunirá os gestores das diversas secretarias e organizações municipais que se alinhem com o perfil mobilizador e orientador, buscando com a comunidade meios eficazes para que as crianças e adolescentes possam permanecer nos bancos escolares.

No dia 28 de setembro, Fátima Pereira coordenou um encontro com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Saúde, Secretaria de Esporte, Secretaria de Turismo, diretores das Escolas Municipais, coordenadores, Conselho Tutelar, psicólogos, assistentes sociais, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e técnicos das secretárias, com o objetivo de apresentar a Plataforma da Busca Ativa Escolar, formar a comissão Intersetorial e organizar o cronograma para o próximo encontro.

“Trabalhar com união, força e fé em todos os seguimentos é um grande passo para alcançarmos a certificação do Selo Unicef em Serrinha dos Pintos, além de contribuir com a garantia do direito de aprender de cada criança e adolescente”, afirma a secretária sobre a importância do Busca Ativa Escolar também na conquista do Selo Unicef.