SERRINHA DOS PINTOS RECEBE O PROGRAMA SALTA Z – FUNASA

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA SALTA Z, EM SERRINHA DOS PINTOS-RN, PELA FUNASA.

A Prefeitura Municipal de Serrinha dos Pintos, recebeu nos dias 07 e 08 de março a equipe técnica da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Ana Adélia e Rosiane Batista Cunha, na qual apresentaram ações a serem desenvolvidas no processo de implantação do PROGRAMA SALTA Z, na comunidade Boa Vista, como também algumas atividades serão desenvolvidas no município durante o período de implantação do projeto.

O Programa Salta Z é uma Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, em comunidades carentes de água potável.  A água tratada pelo programa, será utilizada pela comunidade de Boa Vista e comunidades vizinhas. Seu uso será destinado somente para beber, cozinhar e lavar alimentos, sendo restrita para outros fins.

As atividades desenvolvidas pela equipe da FUNASA em Serrinha dos Pintos-RN, deu-se em três momentos:

1.    Dia 07 de março, quarta-feira às 09h;

A equipe técnica da FUNASA, reuniu-se no gabinete da Prefeita Municipal Rosânia Teixeira, juntamente com os secretários de Saúde, Assistência Social, Turismo e Cultura, Finanças, Esportes, chefe de gabinete, e representantes dos demais setores da administração local. Também estiveram presentes, representantes da sociedade civil, igreja, comércio e do poder legislativo local.

Durante a reunião as técnicas da FUNASA, apresentaram como funciona o Programa Salta Z, suas finalidades e modo de implantação. O Programa será implantado na Comunidade Boa Vista, beneficiando 84 famílias, porém não impedindo que outros setores do município possam usufruir da água que será tratada. Na reunião, definido o local onde será construído a base de sustentação (torre) onde será fixada a caixa d’água, foi formado um grupo de  técnicos do município na qual irão desenvolver atividades durante a implantação, operação, manutenção, controle da qualidade da água, como também irãodesenvolver ações em educação, saúde ambiental e mobilização social na comunidade, essa equipe também manterá contato com a FUNASA e dará apoio permanente a comunidade de Boa Vista.

Por fim, foram estipulados alguns prazos a serem seguido pelo município como: instalação da torre de 4 metros em 30 dias (até dia 13 de abril); capacitação dos operadores (nos dias 18 e 19 a tarde) e inauguração do da obra dia 19 de abril com a liberação da água potável na comunidade;

2.    Dia 07 de março, quarta-feira às 14h;

Equipe Técnica da FUNASA, reuniu-se na Unidade Básica de Saúde da Boa Vista com a população local, na qual apresentou tudo que foi abordado na reunião pela manhã na prefeitura e elegeram 2 operadores (com noções de hidráulica e elétrica) que receberão um treinamento da Fundação Nacional de Saúde para fazer a aplicação de produtos na água, garantindo assim a qualidade da água que será disponibilizada.

Foram feitos alguns esclarecimentos em relação a ações de educação em saúde ambiental, transmissão de doenças de veiculação hídrica, doenças provocadas por águas contaminadas (verminose, dor de barriga, diarreia etc.), doenças transmitidas por vírus, bactérias e parasitas

3.    Dia 08 de março, quinta-feira das 09h às 16h;

Durante todo o dia, os técnicos da FUNASA, juntamente com os profissionais que compõe a Equipe de Saúde de Serrinha dos Pintos, realizaram visitas domiciliares na comunidade e aplicaram questionários visando elaborar um diagnóstico situacional da comunidade beneficiada;